Pages

Ads 468x60px

15 de mar. de 2011

RESTAURANTE DAS MARISQUEIRAS, PRAIA DE BARRA GRANDE-PI

No ano de 2007 a partir de uma iniciativa da Care Brasil e União Européia foi desenvolvido um processo de mobilização e organização das marisqueiras da comunidade de Barra Grande no município de Cajueiro da Praia. A proposta era instalar um espaço para beneficiar os mariscos provenientes da cata dessas mulheres, surgio a partir daí a idéia de criar um restaurante para comercializar estes produtos, através da produção de pratos típicos da região a base de frutos do mar.
As marisqueiras passaram por um processo de capacitação nas aréas de comercialização,gestão, qualidade no atendimento, higiene e manipulação de alimentos, relações interpessoais, elaboração de cardápio e culinária.
A etapa seguinte foi à inauguração no dia 18 de julho de 2009 do restaurante das Marisqueiras, que também funciona como um espaço de articulação comunitária para desenvolver ações de capacitações nas áreas de produção de alimentos, turismo comunitário e educação ambiental. Contam com a parceria das Associações de condutores de Turismo que de desenvolvem passeios ecológicos no município apresentando as belezas naturais como a trilha do cavalo marinho e das ostras. (BARRATUR)
Hoje o restaurante é reconhecido pela comunidade e pelos visitantes como sendo um espaço aconchegante, familiar e de bom atendimento o que além de catadoras de mariscos, acreditaram no sonho e tornaram-se empresárias.

0 comentários: